Atualizando a descrição do blog: Tive a intenção de criar este blog para divulgar conceitos, fatos históricos, curiosidades e outros temas sobre a grande ciência física. Existem muitos outros blogs sobre o assunto, mas a minha intenção principal é tentar escrever sobre assuntos de física vistos na graduação ou de pesquisa física para o público geral. Minhas ideias sobre temas para as colunas surgem de textos e artigos que vou lendo ao longo do meu trabalho acadêmico. Discussões são sempre bem vindas!
Abraço a todos!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Breve discussão sobre física e religião

Tendo lido em algumas redes sociais e também discutidos com amigos sobre um tema que considero muito interessante, a relação entre física e religião, resolvi escrever este texto, de modo que tentei expor do modo mais claro algumas de minhas ideias sobre este tema. Digo que é interessante, no sentido de ser curioso como algumas pessoas tomam partido ou, articulam suas ideias.
É bem claro também, que os dois modelos de religião dominantes hoje no Brasil são o católico e o evangélico. Obviamente, existem outros, em menor grau. É possível afirmar que as bases fundamentais desses dois modelos são os mesmos. Com isso quero dizer que, embora ambos modelos tenham suas particularidades, também baseiam-se em um livro comum, a bíblia.
Por outro lado, existe a física, uma ciência exata que, alguns querendo ou não, para seu avanço, baseia-se na comprovação experimental de suas ideias (teorias). Se “algo” não pode ser comprovado ou rejeitado por dados experimentais ou observacionais, simplesmente este “algo” não é ciência. Vale sempre lembrar que hoje a física tornou-se de tal modo complexa que discutir sobre algum assunto de física avançado sem fazer uso de matemática simplesmente não tem validade.
O que tenho percebido são pessoas relacionando religião e física com a convicção de que os únicos modelos de religião existentes no mundo inteiro são os predominantes no Brasil, a saber, o católico e o evangélico. Se fizermos um levantamento bem grosseiro de quais continentes esses modelos são de fato impactantes na população, veremos que são basicamente três: o continente americano, parte da África, e a Europa em sua maior parte, ou seja, grosso modo, a parte ocidental do planeta Terra. Assim, acredito que devemos nos lembrar que nossa visão sobre religião não é única. Muito pelo contrario, existem modelos religiosos que jamais conheceremos.
A física é uma ciência que evoluiu muito, porém tem muito ainda (felizmente) a ser desenvolvida. Possui uma linguagem própria, ou jargão. Já os modelos religiosos predominantes no Brasil baseiam-se fundamentalmente na bíblia, sendo que, ao longo de todos esses anos de existência ela sofreu diversos “eventos de perda de informação”. Por “eventos de perdas de informação” quero dizer simplesmente a tradução de um idioma para outro. Todos sabemos que um livro originalmente escrito em inglês sofre perda de informação ao ser traduzido para o português. Com a bíblia não há motivos para ser diferente, uma vez que ela não foi escrita no nosso “português brasileiro”.
A confluência entre essas duas linguagens deve ser feita de maneira muito cuidadosa, para se evitar equívocos banais, sempre levando em conta que nosso modelo religioso não é o único no mundo e muito menos comprovadamente o mais próximo da verdade absoluta. Claramente, essa coluna passou por cima de várias ideias, sendo muito provável que não tenha conseguido ser clara em algumas partes. Entretanto, isso se deve ao tamanho natural de uma coluna e a necessidade de se condensar as informações, embora eu acredite que o foco principal tenha sido exposto com clareza.

2 comentários:

  1. Boa, Jonas!! Gostei do blog e dos textos, especialmente este. Uma sugestão para outro texto relacionado ao tema é sobre como a Física foi influenciada, positivamente e negativamente, pela religião ao longo da história (vide Kepler, Galileu, Newton...), Grande abraço!

    Iury

    ResponderExcluir
  2. Valeu Iury! Pode deixar que irei tentar escrever algo sobre isso! Abraço!

    ResponderExcluir