Atualizando a descrição do blog: Tive a intenção de criar este blog para divulgar conceitos, fatos históricos, curiosidades e outros temas sobre a grande ciência física. Existem muitos outros blogs sobre o assunto, mas a minha intenção principal é tentar escrever sobre assuntos de física vistos na graduação ou de pesquisa física para o público geral. Minhas ideias sobre temas para as colunas surgem de textos e artigos que vou lendo ao longo do meu trabalho acadêmico. Discussões são sempre bem vindas!
Abraço a todos!

domingo, 4 de março de 2012

Dois livros que recomendo


Uma das áreas da física que mais servem de estímulo à curiosidade das pessoas que não estão diretamente ligadas à física certamente é a cosmologia. Todos nós quando pequenos já nos perguntamos de onde surgiu o universo e para onde ele seguirá com sua evolução. E um dos papeis da cosmologia é justamente este. Tendo em vista isso, achei interessante citar aqui dois livros de divulgação científica que a meu ver são interessantes e fogem daquele aspecto "fantasioso" de outras obras de divulgação. Digo isso, pois o autor dos dois livros que irei me referir aqui é nada menos que um ganhador do premio Nobel de física e um físico espetacular, chamado Steven Weinberg.


Os primeiros três minutos (The first three minutes)





Este livro é um clássico para quem trabalha com cosmologia ou aprecia seus diversos aspectos. O livro conta os primeiros três minutos da história do universo a partir do Big Bang. É uma descrição apenas em palavras, sem equações e, se não me engano, contem apenas um gráfico. Apesar disso, com todo conhecimento e experiência que o físico Weinberg possui, é uma obra fascinante que mostra fatos e observações que combinam perfeitamente com as ideias do modelo padrão de cosmologia atual. É um livro relativamente pequeno, mas seus capítulos levam o leitor, da área ou leigo, a um entendimento substancial de uma maneira simples e totalmente lógico. Resumindo, para aqueles que querem saber como foram os momentos iniciais de vida do universo após o Big Bang, é uma leitura totalmente indicada.


Sonhos de uma teoria final (Dreams of a final theory)





Este é um livro que conheci há pouco tempo, por acaso. Sendo do mesmo autor que o livro acima, suas qualidades nos detalhes físicos e históricos era de se imaginar. O livro tem como objetivo reunir aspectos de teorias físicas em busca de uma teoria final, em que todas as partes da física possam ser organizadas em um conjunto completo de leis. O autor faz uma abordagem histórica muito boa, sempre recorrendo a conceitos e explicando-os da melhor forma possível. É uma leitura muito agradável, e também não é um livro volumoso. Para as pessoas que buscam entender a criação, as consequências e as quedas das teorias físicas que já estiveram e algumas que ainda estão no auge, é uma ótima indicação de livro.

Para quem se interessa por cosmologia, e digo principalmente para pessoas leias em física, que tem aquela curiosidade de perguntar, de saber, mas não sabem exatamente onde buscar tais informações, creio que estes dois livros serão de grande interesse e proporcionarão uma leitura muito prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário