Atualizando a descrição do blog: Tive a intenção de criar este blog para divulgar conceitos, fatos históricos, curiosidades e outros temas sobre a grande ciência física. Existem muitos outros blogs sobre o assunto, mas a minha intenção principal é tentar escrever sobre assuntos de física vistos na graduação ou de pesquisa física para o público geral. Minhas ideias sobre temas para as colunas surgem de textos e artigos que vou lendo ao longo do meu trabalho acadêmico. Discussões são sempre bem vindas!
Abraço a todos!

domingo, 25 de março de 2012

Apenas alguns pensamentos


Seriam os seres humanos realmente diferentes dos outros animais? Não sou biólogo nem especialista em nenhum assunto ligado ao tema desta coluna. No entanto, venho pensando sobre tal assunto e gostaria de compartilhar com os leitores.
Desde a antiguidade, o homem de um modo ou de outro se considera colocado em um lugar diferenciado no universo. As ideias principais que evidenciam isso foram a teoria criacionista (na qual surge a ideia de um ou mais deuses), a teoria de que a Terra estava no centro do Universo (com todos os planetas conhecidos na época, Lua e Sol orbitando em sua volta). Existe uma outra ideia, que acredito estar implícita em todos os seres humanos (inclusive em mim): a de que o ser humano ocupada um status superior em relação à todos os outros animais. Isso de fato é verdade (a ideia estar implícita), pois se assim não fosse, não capturaríamos animais de seus habitats naturais para trancá-los em zoológicos visando apenas nosso próprio prazer.
Muitas pessoas afirmam tal superioridade dos humanos alegando que nós somos a única espécie que possui a capacidade de alterar o meio em que vivemos. O homo sapiens era o homem que sabia. Nós, como homo sapiens sapiens, somos seres que sabemos que sabemos e por isso temos tal habilidade. O que me pergunto é: será que essa habilidade de modificar o meio não é somente uma característica que faz do ser humano diferente assim como a capacidade da coruja de ter uma visão de quase 360 graus?
É fato que cada tipo de animal possui uma característica que o torna singular, como voar, se camuflar, ser o mais veloz, resistir a temperaturas muito elevadas ou muito mais baixas, resistir a pressões extremas, e muitas outras. Então, por que não podemos ter nossa própria característica que nos torna singular, e assim nos colocar no mesmo status dos outros animais?
Obviamente, o ego do ser humano jamais permitirá isso. De fato, este próprio ego diferencia até mesmo os próprios animais: pise e destrua um formigueiro inteiro e apenas chute um cachorro. A reação das pessoas certamente será muito diferente em relação aos dois eventos. Esse fato se deve apenas à diferença de carinho que o ser humano sente pelos dois tipos de animais. Mas isso não significa necessariamente que são animais de status diferentes.
A conclusão que eu mesmo tiro disso tudo é: por mais que existam pessoas que vangloriem Copérnico por ter “tirado”  a Terra do centro do Universo, por mais que existam pessoas a favor da teoria evolucionista (ou teorias evolucionistas), o ser humano sempre terá um ego que o coloque, muitas vezes até injustamente, em um nível superior em relação aos outros animais. Talvez, pensando agora, não seja a capacidade de modificar o meio a característica singular do ser humano em relação aos outros animais, mas sim seu próprio ego.


2 comentários:

  1. Concordo em alguns aspectos...Realmente muitos animais possuem suas próprias características que os tornam únicos, mas descordo de que temos que nos igualar em nível. O ser humano é capaz de criar, modificar, construir, usar a razão, pensar, amar... o que nos torna seres racionais, e logo, de nível superior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário! Que bom que você concorda com alguns aspectos rs!

      Excluir